domingo, 6 de julho de 2008

RETIRO

Tal como estava programado, fomos para a Serra da Arada, mais exactamente para o Bioparque o Pisão, viver o nosso dia de retiro, no sábado passado. Éramos seis. Grupo pequeno, é certo, mas comprometido. Gente que se interroga, que sabe que não sabe e, por isso quer saber mais, quer ir mais longe e evoluir. Iniciamos o dia com uma longa visita à Mãe Natureza, que estava esplendorosa, na sua frescura matinal. Caminhamos serra-a-cima, serra abaixo durante cerca de uma hora. Deixamo-nos imbuir, pelo sons, pelos cheiros, pelas cores...
Depois, após um curto momento de "recentramento" no nosso melhor, partimos, cada qual consigo e com a Carta aos Efésios, para, orientados por estas palavras de Paulo, encontrar orientações para uma vivência cristã mais em consonância com o nosso Baptismo. Voltamos a reunir para um almoço frugal e para partilhar a reflexão da manhã.
Muito enriquecedora foi, já mais para o meio da tarde, a reflexão sobre o tema "espiritualidade" e a rematar, o longo tempo de ração centrado na Carta aos Efésios e no Salmo 104.
Se alguém foi para a serra com o tão proclamado "stress", de certeza que o deixou todo por lá. Fica aqui esta curta partilha como convite para outros que queiram experimentar o quão bom é partirmos assim, como fazia Jesus, para a montanha, para, na solidão e no silêncio, melhor nos encontarmos connosco e com o Pai.

Sem comentários: