quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ECUMENISMO

Vamos ver se desta vez conseguimos reactivar o nosso SEMENTE. Há por aí muita gente com capacidade de reflexão sobre os mais diversos assuntos que pode ir ajudando outros a caminhar.
Ontem, algumas de nós estiveram na Oração Ecuménica na Igreja do Carmo. Pela conversa que tivemos no fim, durante o chá, este tempo de unidade ecuménica agradou. Pessoalmente gostei.
Também tínhamos estado, na semana anterior, na tertúlia sobre a família onde três igrejas - metodista, católica e ortodoxa - nos ajudaram a reflectir, a partir da concepção de família em cada uma destas igrejas.
Cada ano é um país que prepara e apresenta o tema de reflexão para a semana da unidade que ocorre sempre na última semana de Janeiro. Este ano foi a Polónia. Senti-me particularmente em comunhão com este povo e com toa a sua história de sofrimento.
São pequenas acções e gestos que nos permitem ir dando alguns passos em direcção àquele ideal de UNIDADE que cantamos em "Que todos sejam UM em vós, Semhor; e haja um só rebanho e um só pastor."

2 comentários:

Lucinda disse...

Pois eu também gostei de ambos os encontros, da tertúlia e da oração. Aliás gostei desses e de outros encontros que se dão nesses, que são os encontros com pessoas de quem gostamos e com quem nos sentimos bem! Gosto deste esforço de união das Igrejas, pois cada vez me parece mais que o que nos une é mais do que aquilo que nos separa e que temos muito a aprender/melhorar uns com os outros se nos despirmos de preconceitos. Estas experiências despertaram em mim também a curiosidade de “investigar” mais sobre a origem desta separação e tentar perceber melhor algumas questões que ao longo do meu crescimento fui ouvindo e tomando como certas sem questionar. A este propósito ainda ontem tinha uma “discussão telefónica de 56 minutos ”com a minha mãe pois ela dizia-me “ fico contente com essa aproximação mas eu sei que este é o caminho certo…” ao que eu respondi – não mãe, é aí, é essa a postura que causa sarilhos, para mim este não é o caminho certo, é um dos caminhos certos!

Ilda Fontoura disse...

"Caminho certo!!!!!" Engraçada esta expressão. O que é o caminho certo? Nos salmos e não só fala-se muitas vezes dos "caminhos do Senhor"; pede-se a Deus que nos mostre os seus caminhos... O que é então o caminho certo? Para mim, é aquele que me dá paz, serenidade, aquele que me faz feliz. No fundo o caminho certo é aquele que me põe no camimnho da minha verdade mais profunda, aquele em que eu consigo ser igual a mim mesmo. O "Reino de Deus está dentro de vós," disse Jesus. E o reino de Deus é paz, justiça amor, etc. Mas penso que nesta questão das religiões há adquiridos que ainda se mantém na mente de muita gente e o melhor é esperar que a "boa nova" lá chegue.